quinta-feira, 26 de julho de 2012

O ciclo de quintas e as armaduras de clave

Veja primeiro: Intervalos e introdução a escalas.


O estudo do ciclo de quintas justas é importantíssimo por alguns motivos que venho a citar:

- Revela com facilidade a armadura de clave das tonalidades. (quantos e quais acidentes)
- Possibilita uma visualização rápida da quarta e quinta justas de cada nota, que mais tarde veremos ser os pilares da harmonia funcional.


Começamos como sempre em C, e usando o conhecimento de intervalos descobrimos sua quinta justa, que no caso é G.
Fazemos o mesmo com o G e assim por diante, até chegar novamente em C.
O ciclo fechado fica assim:

                             



Como podemos perceber o ciclo de quintas ,que é lido para direita, é também, ao contrário, o ciclo de quartas, lido para a esquerda. O ciclo de quintas nos diz as armaduras de clave que tem SUSTENIDOS, enquanto o de quartas, nos diz as armaduras que tem BEMÓIS. Veja bem:

Ja sabemos que a tonalidade de C MAIOR não possui nenhum acidente
A tonalidade que estiver imediatamente a direita no ciclo, ou seja sua quinta justa, terá UM sustenido.
Desta forma, seguindo este raciocínio, construimos uma tabela:

C não possui sustenidos.
G possui 1 sustenidos.
D possui 2 sustenidos.
A possui 3 sustenidos.                                             Ciclo de quintas (lendo para direita)

E possui 4 sustenidos.            
B possui 5 sustenidos.
F# possui 6 sustenidos.
C# possui 7 sustenidos.    (todas as notas sustenidas)

C não possui bemóis.
F possui 1 bemól.
Bb possui 2 bemóis.
Eb possui 3 bemóis.                                                  Ciclo de quartas (lendo para esquerda)
Ab possui 4 bemóis.
Db possui 5 bemóis.
Gb possui 6 bemóis.
Cb possui 7 bemóis.     (todas as notas bemóis)

Veja na figura:





Já sabemos então identificar quantos SUSTENIDOS ou BEMÓIS cada tonalidade possui, a outra informação que se pode extrair do ciclo é:  QUAIS SÃO ESSES SUSTENIDOS OU BEMÓIS ?
Isto é muito fácil:
os sustenidos são contados do F para a direita, enquanto os bemóis do Bb para a esquerda, conforme a figura:
 

 
                           




 
Ou seja, suponhamos que se quer saber quais os acidentes da tonalidade de F#. Olhando a figura do ciclo de quintas podemos ver que F# possui 6#.
Mas quais ?
Os sustenidos são contados do F para a direita portanto:

1        2         3         4         5         6
F#     C#      G#       D#      A#       E#

Portanto a escala de F# maior será:

F#     G#      A#      B      C#      D#       E#        F#
     T       T       sT      T        T        T         sT




Decorar o ciclo de quintas e quartas é essencial para o estudo musical ! Decore-o falando-o inteiro, varias vezes, depois inverta decorando o de quartas, de forma que você torne esse raciocínio dos acidentes mecânico ! Em pouco tempo você vai conseguir descobrir quais os acidentes de qualquer tonalidade sem olhar na figura só seguindo o raciocínio do ciclo... 



C                    0#                            
G                    1#                F#
D                    2#                F# ,  C#
A                    3#                F# ,  C# , G#
E                    4#                 F# ,  C# , G# , D#
B                    5#                F# ,  C# , G# , D# , A#
F#                  6#                 F# ,  C# , G# , D# , A# , E#
C#                  7#                 F# ,  C# , G# , D# , A# , E# , B#

C                    0                
F                    1b                 Bb
Bb                  2b                 Bb , Eb
Eb                  3b                 Bb , Eb , Ab
Ab                  4b                 Bb , Eb , Ab , Db
Db                  5b                 Bb , Eb , Ab , Db , Gb
Gb                  6b                 Bb , Eb , Ab , Db , Gb , Cb
Cb                  7b                 Bb , Eb , Ab , Db , Gb , Cb , Fb



Armadura de clave é a representação dos acidentes na pauta, você coloca os acidentes no começo da partitura e seguindo essa lógica já sabe-se a tonalidade da música.

 



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