Veja primeiro: Intervalos e introdução a escalas.
O estudo do ciclo de quintas justas é importantíssimo por alguns motivos que venho a citar:
- Revela com facilidade a armadura de clave das tonalidades. (quantos e quais acidentes)
- Possibilita uma visualização rápida da quarta e quinta justas de cada nota, que mais tarde veremos ser os pilares da harmonia funcional.
Começamos como sempre em C, e usando o conhecimento de intervalos descobrimos sua quinta justa, que no caso é G.
Fazemos o mesmo com o G e assim por diante, até chegar novamente em C.
O ciclo fechado fica assim:
O estudo do ciclo de quintas justas é importantíssimo por alguns motivos que venho a citar:
- Revela com facilidade a armadura de clave das tonalidades. (quantos e quais acidentes)
- Possibilita uma visualização rápida da quarta e quinta justas de cada nota, que mais tarde veremos ser os pilares da harmonia funcional.
Começamos como sempre em C, e usando o conhecimento de intervalos descobrimos sua quinta justa, que no caso é G.
Fazemos o mesmo com o G e assim por diante, até chegar novamente em C.
O ciclo fechado fica assim:
Como podemos perceber o ciclo de quintas ,que é lido para direita, é também, ao contrário, o ciclo de quartas, lido para a esquerda. O ciclo de quintas nos diz as armaduras de clave que tem SUSTENIDOS, enquanto o de quartas, nos diz as armaduras que tem BEMÓIS. Veja bem:
Ja sabemos que a tonalidade de C MAIOR não possui nenhum acidente
A tonalidade que estiver imediatamente a direita no ciclo, ou seja sua quinta justa, terá UM sustenido.
Desta forma, seguindo este raciocínio, construimos uma tabela:
C não possui sustenidos.
G possui 1 sustenidos.
D possui 2 sustenidos.
A possui 3 sustenidos. Ciclo de quintas (lendo para direita)
E possui 4 sustenidos.
B possui 5 sustenidos.
F# possui 6 sustenidos.
C# possui 7 sustenidos. (todas as notas sustenidas)
C não possui bemóis.
F possui 1 bemól.
Bb possui 2 bemóis.
Eb possui 3 bemóis. Ciclo de quartas (lendo para esquerda)
Ab possui 4 bemóis.
Db possui 5 bemóis.
Gb possui 6 bemóis.
Cb possui 7 bemóis. (todas as notas bemóis)
Veja na figura:
Já sabemos então identificar quantos SUSTENIDOS ou BEMÓIS cada tonalidade possui, a outra informação que se pode extrair do ciclo é: QUAIS SÃO ESSES SUSTENIDOS OU BEMÓIS ?
Isto é muito fácil:
os sustenidos são contados do F para a direita, enquanto os bemóis do Bb para a esquerda, conforme a figura:
Isto é muito fácil:
os sustenidos são contados do F para a direita, enquanto os bemóis do Bb para a esquerda, conforme a figura:
Ou seja, suponhamos que se quer saber quais os acidentes da tonalidade de F#. Olhando a figura do ciclo de quintas podemos ver que F# possui 6#.
Mas quais ?
Os sustenidos são contados do F para a direita portanto:
1 2 3 4 5 6
F# C# G# D# A# E#
Portanto a escala de F# maior será:
F# G# A# B C# D# E# F#
T T sT T T T sT
Decorar o ciclo de quintas e quartas é essencial para o estudo musical ! Decore-o falando-o inteiro, varias vezes, depois inverta decorando o de quartas, de forma que você torne esse raciocínio dos acidentes mecânico ! Em pouco tempo você vai conseguir descobrir quais os acidentes de qualquer tonalidade sem olhar na figura só seguindo o raciocínio do ciclo...
C 0#
G 1# F#
D 2# F# , C#
A 3# F# , C# , G#
E 4# F# , C# , G# , D#
B 5# F# , C# , G# , D# , A#
F# 6# F# , C# , G# , D# , A# , E#
C# 7# F# , C# , G# , D# , A# , E# , B#
C 0
F 1b Bb
Bb 2b Bb , Eb
Eb 3b Bb , Eb , Ab
Ab 4b Bb , Eb , Ab , Db
Db 5b Bb , Eb , Ab , Db , Gb
Gb 6b Bb , Eb , Ab , Db , Gb , Cb
Cb 7b Bb , Eb , Ab , Db , Gb , Cb , Fb
Armadura de clave é a representação dos acidentes na pauta, você coloca os acidentes no começo da partitura e seguindo essa lógica já sabe-se a tonalidade da música.
Cont
Me ajudou! Obrigada!
ResponderExcluirmuito bom
ResponderExcluirSimplesmente fantastico
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