Veja primeiro: Intervalos
Agora que conhecemos os intervalos musicais podemos pensar nas escalas.
Uma escala(do latim escada) é nada mais que uma sucessão de notas no âmbito de uma oitava separadas por intervalos.
Observando os intervalos entre as notas naturais começando em C perceberemos que elas se relacionam da seguinte forma: (Entenda T=Tom e St=Semitom)
(T) (T) (St) (T) (T) (T) (St)
C D E F G A B C
Ou seja:
T T St T T T sT
São essas diferenças intervalares que classificam diferentes escalas. No caso acima nós vimos a escala MAIOR. Ou seja; não importa de que nota você parta, se utilizar a configuração (Tom,Tom,Semitom,Tom,Tom,Tom,Semitom) estará fazendo uma escala maior.
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Exemplo: Faça a escala MAIOR de D
Partindo de D usamos (T T St T T T St)
D E F# G A B C# E
(T) (T) (St) (T) (T) (T) (St)
Exemplo: Faça a escala MAIOR de E
Partindo de E usamos (T T St T T T St)
E F# G# A B C# D# E
(T) (T) (St) (T) (T) (T) (St)
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Como podemos perceber diferentes escalas maiores terão diferentes acidentes.
Aos diferentes conjuntos de acidentes que as tonalidades podem ter damos o nome de armadura de clave.Por exemplo, enquanto a escala de C MAIOR não tem nenhuma acidente na armadura de clave, a escala de E MAIOR tem 4, como visto no exemplo acima.
Para um estudo satisfatório das escalas o estudante deve memorizar as armaduras de clave de todas as tonalidades, ou seja, QUANTOS e QUAIS os acidentes de todas tonalidades. Veja como fazer isso no próximo post:
Ciclo de quintas e armaduras de clave
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