sábado, 3 de março de 2012

Introdução a escalas

Veja primeiro: Intervalos



Agora que conhecemos os intervalos musicais podemos pensar nas escalas.
Uma escala(do latim escada) é nada mais que uma sucessão de notas no âmbito de uma oitava separadas por intervalos.

Observando os intervalos entre as notas naturais começando em C perceberemos que elas se relacionam da seguinte forma:                         (Entenda T=Tom e St=Semitom)



      (T)               (T)           (St)           (T)             (T)            (T)           (St)
C              D               E              F              G              A              B              C    


Ou seja:
T T St T T T sT 

São essas diferenças intervalares que classificam diferentes escalas. No caso acima nós vimos a escala MAIOR. Ou seja; não importa de que nota você parta, se utilizar a configuração (Tom,Tom,Semitom,Tom,Tom,Tom,Semitom) estará fazendo uma escala maior.

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Exemplo: Faça a escala MAIOR de D                                                                          
Partindo de D usamos (T T St T T T St)



D              E               F#                G               A                 B                C#              E
      (T)             (T)              (St)             (T)             (T)              (T)               (St)




Exemplo: Faça a escala MAIOR de E
Partindo de E usamos (T T St T T T St)



 E             F#            G#            A                B              C#            D#              E
      (T)            (T)            (St)            (T)            (T)            (T)             (St)     




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 Como podemos perceber diferentes escalas maiores terão diferentes acidentes.
Aos diferentes conjuntos de acidentes que as tonalidades podem ter damos o nome de
armadura de clave.Por exemplo, enquanto a escala de C MAIOR não tem nenhuma acidente na armadura de clave, a escala de E MAIOR tem 4, como visto no exemplo acima.

Para um estudo satisfatório das escalas o estudante deve memorizar as
armaduras de clave
de todas as tonalidades, ou seja, QUANTOS e QUAIS os acidentes de todas tonalidades. Veja como fazer isso no próximo post:


Ciclo de quintas e armaduras de clave





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