terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

As notas musicais

Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si.

   A nomenclatura musical que temos hoje vem do século XII e foi organizada pelo monge beneditino Guido d'Arezzo, que viveu por volta de 995 a 1050. Ele "batizou" as notas musicais aproveitando a primeira sílaba de cada verso do seguinte hino à São João Batista:

Ut queant laxis,
Resonare fibris,
Mira gestorum,
Famuli tuorum,
Solve polluti,
Labii reatum.


O 'Ut' ainda é usado na França, mais a dificuldade de pronunciar a palavra (especialmente em exercícios de solfejo) acabou por facilitar sua mudança para o Dó que usamos, que provavelmente veio da palavra 'Dominus' (Senhor).

O 'Si' foi formado da primeira letra de Sancte e da primeira de Ioannes, que era a grafia latina para o nome de São João.

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Podemos então chamar a menor distância entre duas notas de SEMITOM, e seu dobro de TOM, ou seja:

1 TOM = 2 SEMITONS

O sistema musical ocidental trabalha com uma escala temperada de 12 sons. Sendo a relação entre eles a seguinte:

    C#(Db)        D#(Eb)                       F#(Gb)        G#(Ab)        A#(Bb)                
   /            \     /          \                     /           \     /             \     /           \
C                D               E      -       F               G                 A               B      -      C

Repare que entre as notas E e F, assim como entre as notas B e C só existe um SEMITOM, porém entre as demais notas existem ACIDENTES.

Acidentes são alterações usadas nas notas pra modificar sua altura. O símbolo '#' chama-se 'sustenido' e eleva a nota em que é usado em um SEMITOM, enquanto o símbolo 'b', chamado 'bemol', desce a nota um SEMITOM.

Podemos então medir a relação de distância entre as notas com TONS e SEMITONS. 

Exemplo: Entre C e D existem 2 semitons (ou 1 tom).                    
                Entre C e E existem 4 semitons (ou 2 tons). 
                Entre E e F existe 1 semitom. Entre B e C também.
                Entre Db e F existem 4 semitons
                Entre C e G existem 7 semitons (ou 3 Tons e meio)
                Entre D# e E existe 1 semitom.
                Etc.........


Exercício: Medir a relação de distância (em TONS e SEMITONS) entre as seguintes notas:
                 Fb e A#
                 D# e F
                 Bb e E#
                 Cbb e G##
                 Etc.............
               
Lembrando-se sempre que de E para F e de B para C existe apenas 1 SEMITOM ou seja; Fb é a mesma coisa que E, por exemplo. O mesmo acontece com E# que soa o mesmo que F.

Lembrando também que cada sustenido elevará a nota em 1 SEMITOM, por exemplo C#### soaria o mesmo que E, pois C + 4 semitons = E. O mesmo se aplica aos bemóis.

G.

      

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