quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Intervalos

Veja primeiro: 'As notas musicais'




Conhecendo-se a relação entre as 12 notas do sistema musical ocidental podemos começar o estudo de intervalos.
O estudo dos intervalos musicais é muito importante para o desenvolvimento musical, visto que os intervalos são a base do estudo musical. É recomendável decorar a tabela de intervalos e também tocar os intervalos em um instrumento, procurando desenvolver intimidade com esses intervalos. Esses intervalos serão "as vogais e consoantes" na hora de fazer as melodias e harmonias, pois cada intervalo tem sua característica. Vale lembrar como exemplo o caso do trítono(intervalo de quarta aumentada ou quinta diminuta) que foi por muito tempo proibido na igreja ocidental por causar tensão demais a música. Mas afinal o que é um intervalo ?


Um intervalo é a relação de frequência entre 2 notas.


Por exemplo, se adotarmos a nota C como ponto de referência, Db estará a uma distância de 1 SEMITOM. Dizemos então que Db é 2ªm(Segunda menor) de C.


Logo,


Db é 2ªm (Segunda menor) de C.                                                    pois está a 1 Semitom de distância de C.
D é 2ªM(Segunda maior) de C.                                                        pois está a 2 Semitons de distância de C.
Eb é 3ªm(Terça menor) de C.                                                          pois está a 3 Semitons de distância de C.
E é 3ªM(Terça maior) de C.                                                             pois está a 4 Semitons de distância de C.
F é 4ªJ(Quarta justa) de C.                                                               pois está a 5 Semitons de distância de C.
Gb é 4ªaum/5ªdim(Quarta aumentada OU quinta diminuta) de C.         pois está a 6 Semitons de distância de C.
G é 5ªJ(Quinta justa) de C.                                                              pois está a 7 Semitons de distância de C.
Ab é 6ªm(Sexta menor) de C.                                                          pois está a 8 Semitons de distância de C.
A é 6ªM(Sexta maior) de C.                                                             pois está a 9 Semitons de distância de C.
Bb é 7ªm(Sétima menor) de C.                                                         pois está a 10 Semitons de distância de C.
B é 7ªM(Sétima maior) de C.                                                         pois está a 11 Semitons de distância de C.
C é 8ªJ(Oitava justa) de C.                                                            pois está a 12 Semitons de distância de C.


Repare que os intervalos de 4ª, 5ª e 8ª são JUSTOS, os outros são MAIORES ou MENORES.
Essa tabela distância/intervalo deve ser decorada de forma que você consiga responder facilmente qual é X intervalo saindo de Y nota. E vice-versa.


Por exemplo: Qual a 5ªJ de Ab ?      
Resposta:    Se a 5ªJ tem 7 semitons de distância           Ab>A>Bb>B>C>Db>D>Eb        Mi bemol.  


E a nota D# é 3ªm de quem ?
Resposta:   Se a 3ªm tem 3 semitons de distância           D#<D<C#<C       


MAS ATENÇÃO***   A resposta C estaria errada neste último exercício pois D# é 2ªaum de dó.
                                     O correto aqui seria trocar C por seu enarmônico B#. Ou seja D# é 3ªm de B#.


Agora você deve estar pensando: Mas porquê 2ªaum? 


Veja bem, D sempre será SEGUNDA de C, o que mudará é o tamanho do intervalo.
D é 2ªM de C não é?
D# é 2ªaum de C
D## é 2ªmais que aum de C
D### é 2ªsuper aum de C
D#### é 2ªsuper aum de C
D#####.......................................... e assim por diante.


da mesma forma
Db é 2ªm de C não é?
Dbb é 2ªdim de C
Dbbb é 2ªmais que dim de C
Dbbbb é 2ªsuper dim de C..............          e assim por diante.


Agora voltando no exercício:


E a nota D# é 3ªm de quem ?
Resposta:   Se a 3ªm tem 3 semitons de distância           D#<D<C#<C    Mas como D é terça(3) de B (e não de dó) a resposta é B#.


Pegou ?


Um intervalo menor, quando decrescido de um semitom, se transforma em um intervalo diminuto.
Um intervalo maior, quando acrescido de um semitom, se transforma em um intervalo aumentado.
Um intervalo diminuto, quando decrescido de um semitom, se transforma em um intervalo superdiminuto.
Um intervalo aumentado, quando acrescido de um semitom, se transforma em um intervalo superaumentado.
Um intervalo justo ou perfeito, quando decrescido de um semitom, se transforma em um intervalo diminuto.
Um intervalo justo ou perfeito, quando acrescido de um semitom, se transforma em um intervalo aumentado.


Quanto a classificação os intervalos podem ser melódicos(notas tocadas em sequência) ou harmônicos(notas tocadas ao mesmo tempo). Se melódicos podem ser ascendentes(da menor a maior altura) ou descendentes(da maior a menor altura).


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Com exercícios fica bem fácil,


4J            de               Eb ?      R:  Quarta de E é A. Se é JUSTO são 5 semitons.   Eb+5st =  Ab


7m           de               A   ?     R:  Setima de A é G. Se é MENOR são 10 semitons.   A+11st = G


6M           de               D#  ?    R: Sexta de D é B. Se é MAIOR são 9 semitons. D#+9st = B#   


3aum        de              C     ?    R: Terça de C é E. Se é AUM são 5 semitons(4 da terça maior + 1). C+5st = E#


6dim         de              Bb   ?  R:  Sexta de B é G. Se é DIM são 7 semitons(8 da sexta menor - 1). Bb+7st = Gbb


3mais que aum    de   F    ?   R: Terça de F é A. Se é MAIS QUE AUM são 6 semitons(5 da terça aum + 1). F+6st = A##


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Quanto mais na ponta da lingua estiverem os intervalos melhor vai ser seu desempenho na sequência.
Um ótimo exercício pra percepção é a memorização sonora de todos estes intervalos. Começe memorizando os intervalos mais simples e consonantes, como a 8ªJ, a 5ªJ, 3ªM e depois vá para os outros... associe músicas de seu gosto aos intervalos e decora-los será fácil.
Ex: O hino do Brasil começa com um intervalo de 4ªJ.


G.


                 

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