Timbre é a característica sonora que nos permite distinguir sons de mesma frequência. Em outras palavras, o timbre é como a identidade musical de um instrumento.
Pra entendermos melhor o conceito de timbre precisamos entender como funciona a SÉRIE HARMÔNICA.
a SÉRIE HARMÔNICA foi descoberta por Pitágoras, que percebeu que uma corda normal não vibra só em toda sua extensão, mais em vários nós, em alturas maiores.
Faça a experiência você mesmo ! Pegue o seu violão e toque a corda mais grave solta. Agora encoste o dedo na corda na região da 12ª casa (só encoste não aperte a corta até encostar na madeira) e toque a corda. O que acontece é um harmônico ! O que você fez foi nada mais do que dividir a corda em dois, se você olhar atentamente poderá perceber que o exato lugar onde você pôs o dedo não vibra, porém as duas divisões da corda vibram !
Pra entendermos melhor o conceito de timbre precisamos entender como funciona a SÉRIE HARMÔNICA.
a SÉRIE HARMÔNICA foi descoberta por Pitágoras, que percebeu que uma corda normal não vibra só em toda sua extensão, mais em vários nós, em alturas maiores.
Faça a experiência você mesmo ! Pegue o seu violão e toque a corda mais grave solta. Agora encoste o dedo na corda na região da 12ª casa (só encoste não aperte a corta até encostar na madeira) e toque a corda. O que acontece é um harmônico ! O que você fez foi nada mais do que dividir a corda em dois, se você olhar atentamente poderá perceber que o exato lugar onde você pôs o dedo não vibra, porém as duas divisões da corda vibram !
Pitágoras então percebeu que se obtiam diferentes harmônicos e cada vez mais agudos quando ele dividia a corda em 2, 3, 4, 5, 6 vezes e assim por diante.... então ele mediu a frequência desses harmônicos e obteve que:
Se um corpo vibra a 110hz (lá) [primeiro harmônico]
o segundo harmônico vibrará a 220hz (uma oitava a cima do anterior)
o terceiro harmônico vibrará a 330hz (uma quinta a cima do anterior)
o quarto harmônico vibrará a 440hz (duas oitavas a cima do primeiro)
o quinto harmônico vibrará a 550hz (uma terça a cima do anterior)
o sexto harmônico vibrará a 660hz (uma quinta a cima do anterior)
o sétimo harmônico vibrará a 770hz (aprox uma sétima a cima do anterior)
o oitavo harmônico vibrará a 880hz (três oitavas a cima do primeiro)
E assim por diante.
Repare que para descobrir um harmônico é só multiplicar a frequência desejada pelo número do harmônico.
a partir do 5º harmônico todos os harmônicos ímpares soam desafinados para nossa escala ocidental pois nós optamos por temperar a escala deixando-a uniforme. Mas entende-se aí de onde veio o conceito da conssonância.... A própria natureza na série harmônica nos mostra que a nota mais conssonante (depois da oitava que é a própria nota) é a QUINTA..... e é nela própria e na sua inversão a QUARTA que são construídos os pilares da harmonia tradicional......
E onde entra um timbre nisso tudo ? Esses harmônicos todos da corda do Pitágoras tem INTENSIDADE ou seja VOLUME, não tem ? são essas diferenças de intensidades de harmônicos que dão característica a um som.
Existem instrumentos que tem o segundo harmônico mais audível que o primeiro, instrumentos que tem os harmônicos ímpares maiores, etc.....
Outro fator essencial para diferenciarmos dois sons de mesma frequência é o ENVELOPE SONORO ou ENVELOPE ADSR.
ADSR vem de:
ATAQUE, DECAIMENTO, SUSTENTAÇÃO e RELAXAMENTO.
a partir do 5º harmônico todos os harmônicos ímpares soam desafinados para nossa escala ocidental pois nós optamos por temperar a escala deixando-a uniforme. Mas entende-se aí de onde veio o conceito da conssonância.... A própria natureza na série harmônica nos mostra que a nota mais conssonante (depois da oitava que é a própria nota) é a QUINTA..... e é nela própria e na sua inversão a QUARTA que são construídos os pilares da harmonia tradicional......
E onde entra um timbre nisso tudo ? Esses harmônicos todos da corda do Pitágoras tem INTENSIDADE ou seja VOLUME, não tem ? são essas diferenças de intensidades de harmônicos que dão característica a um som.
Existem instrumentos que tem o segundo harmônico mais audível que o primeiro, instrumentos que tem os harmônicos ímpares maiores, etc.....
Outro fator essencial para diferenciarmos dois sons de mesma frequência é o ENVELOPE SONORO ou ENVELOPE ADSR.
ADSR vem de:
ATAQUE, DECAIMENTO, SUSTENTAÇÃO e RELAXAMENTO.
ATAQUE é o início de cada nota musical, instrumentos de percussão, por exemplo, tem um ataque muito alto e rápido, enquanto numa flauta ou instrumento de arco o ataque é lento.
DECAIMENTO é o som que sucede o ataque. Na maioria dos sons existe um tempo até o som se estabilizar, por exemplo em uma flauta, o sopro do músico empurra a palheta, este seria o ataque, porém logo após existe um intervalo minúsculo que é o tempo que a palheta demora para voltar a seu lugar. O mesmo acontece num violão no momento que a unha percute a corda, etc.
SUSTENTAÇÃO é o tempo de duração da nota, a maioria dos instrumentos permite o executante controlar esse tempo, porém existém casos, como o exemplo dos percussivos aonde não se tem o controle da sustentação.
RELAXAMENTO é o final da nota, o tempo que demora para de extinguir. Pode ser lento como num gongo ou brusco como num instrumento de sopro quando o músico corta o ar.
----------
Por incrível que pareça esse envelope influencia no timbre tanto quanto os harmônicos..... hoje em dia você consegue facilmente mexer nos envelopes sonoros de um som em qualquer software de áudio disponível no mercado.... faça o teste !!! Tire o ataque de um instrumento percussivo e você vai ficar impressionado.... a grande maioria de informção (mesmo o cérebro não percebendo) se encontra nos primeiros milisegundos !
----------
Resumindo..... se não fossem as diferentes intensidades dos harmônicos ou os diferentes envelopes sonoros todos os sons seriam iguais !!!
Jah blesssss
G.
DECAIMENTO é o som que sucede o ataque. Na maioria dos sons existe um tempo até o som se estabilizar, por exemplo em uma flauta, o sopro do músico empurra a palheta, este seria o ataque, porém logo após existe um intervalo minúsculo que é o tempo que a palheta demora para voltar a seu lugar. O mesmo acontece num violão no momento que a unha percute a corda, etc.
SUSTENTAÇÃO é o tempo de duração da nota, a maioria dos instrumentos permite o executante controlar esse tempo, porém existém casos, como o exemplo dos percussivos aonde não se tem o controle da sustentação.
RELAXAMENTO é o final da nota, o tempo que demora para de extinguir. Pode ser lento como num gongo ou brusco como num instrumento de sopro quando o músico corta o ar.
----------
Por incrível que pareça esse envelope influencia no timbre tanto quanto os harmônicos..... hoje em dia você consegue facilmente mexer nos envelopes sonoros de um som em qualquer software de áudio disponível no mercado.... faça o teste !!! Tire o ataque de um instrumento percussivo e você vai ficar impressionado.... a grande maioria de informção (mesmo o cérebro não percebendo) se encontra nos primeiros milisegundos !
----------
Resumindo..... se não fossem as diferentes intensidades dos harmônicos ou os diferentes envelopes sonoros todos os sons seriam iguais !!!
Jah blesssss
G.
Nenhum comentário:
Postar um comentário